Feira do Vinho - Castelo de Paiva

Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva – Guia Completo

Data do Evento: Primeiro fim-de-semana de Julho
Distância ao Cimo da Vinha: 9 km

Bilhete: Entrada gratuita

Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva

A Feira do Vinho Verde, do Lavrador, Gastronomia e Artesanato é a festa anual que talvez mais visitantes atrai à vila de Castelo de Paiva. No primeiro fim-de-semana de Julho, o centro histórico, a cerca de 9 km do Cimo da Vinha, transforma-se numa torrente elétrica de gente que durante quatros dias, de copo na mão, prova os Vinhos Verdes dos melhores produtores locais ao som de arruadas e concertos. As melhores iguarias e artesanato também se estendem por barracas à volta do largo.

O fim-de-semana da Feira é sempre aguardado com muita expectativa pelos Paivenses que já sabem que virão dias de grande folia e animação e é tradicional convidarem os amigos de fora para se juntarem à festa. Dezenas dos melhores produtores locais de Vinho Verde promovem a sua mais recente produção, matando a sede a milhares de participantes que à volta do largo vão provando de todas as marcas e brindando com quem se cruzam. Noutras barracas vai-se picando aqui e ali dos incríveis enchidos e fumeiro da região e os restaurantes montados na praça servem os tradicionais assados e postas.

largo de castelo de paiva
© foto por 7maravilhas.pt

Arruadas e ranchos misturam-se com a multidão, num ambiente frenético, havendo também lugar a concertos de palco, numa zona mais reservada ao artesanato.

É uma festa já tradicional e muito acarinhada pela população uma vez que muitos Paivenses que vivem fora e até no estrangeiro regressam neste fim-de-semana e entre brindes e abraços vão-se revendo amigos e conhecidos. Para os visitantes de fora também é uma experiência intensa de grande folia, pela qualidade dos produtos e pelo reconhecido espírito de bem-receber de Castelo de Paiva.

Comum é, também, durante todo o fim-de-semana de sol e copos os mais jovens tirarem algumas horas para recuperar energias nas muitas praias fluviais de Castelo de Paiva, quer no Douro ou no rio Paiva.

🔆 Itinerário de um dia em Castelo de Paiva: O que visitar em 24 horas

Desperte bem cedo com uma visita ao Rio Paiva, na zona da Várzea, um local perfeito para quem aprecia a tranquilidade do bosque. Em seguida, suba até o alto do Monte de Santo Adrião, onde pode desfrutar de vistas panorâmicas sobre vários distritos. Após esta imersão na natureza, dirija-se ao centro histórico de Castelo de Paiva, onde poderá passear pelas suas ruas, explorar a arquitetura histórica e aproveitar para almoçar num dos restaurantes típicos da vila.

À tarde, continue a sua aventura com uma visita ao Rio Douro, começando pela Praia do Castelo e a Ilha dos Amores, num local perfeito para aproveitar o charme intemporal do Douro. Sempre pelo rio fora, visite as Aldeias de Xisto de Gondarém e Midões, locais mágicos que refletem a história e a cultura rural da região. Não deixe de subir ao alto do Monte de São Domingos, de onde pode admirar uma vista espetacular sobre o rio Douro e os seus arredores. Para terminar o dia em grande, dirija-se a Pedorido e jante numa das adegas típicas perto da Praia do Choupal, onde poderá desfrutar de uma refeição à beira rio, com uma vista encantadora para a foz do Rio Arda.

Para saber mais informações leia o nosso artigo O que Visitar e Fazer em Castelo de Paiva.

Mapa Infográfico: o que fazer e visitar em Castelo de Paiva monumentos atrações turísticas
© Cimo da Vinha 2025

🚌 Como chegar a Castelo de Paiva: Transporte e acessos

Para quem vem do Porto, Castelo de Paiva está a cerca de 40 minutos de carro, seguindo pela A1 e depois pela A32, seguindo as indicações para a vila. A viagem é direta e confortável, sendo uma boa opção para quem deseja explorar a região. Já para quem vem de Lisboa, o trajeto é um pouco mais longo, cerca de 3 horas e meia. A melhor opção é seguir pela A1 até Coimbra, depois apanhar a A25 e continuar pela A32, seguindo as indicações para Castelo de Paiva. Quem não tiver carro pode optar por combinar comboio até ao Porto e, em seguida, autocarro ou táxi.

foto de capa © Câmara Municipal de Castelo de Paiva

SOBRE O AUTOR
O Cimo da Vinha é um empreendimento de Turismo de Natureza em Castelo de Paiva, entre os rios Paiva e Douro. A sua equipa é composta integralmente por trabalhadores locais com um profundo conhecimento da geografia regional e das suas tradições. Essa compreensão do território está ao serviço, não só, dos nossos hóspedes mas também deste Blog.