Os Melhores Trilhos de Hiking em Portugal: Arouca e Castelo de Paiva
- on Região
última atualização: 10/05/2025
Os Melhores Trilhos de Hiking/ Trekking/ Caminhada para se aventurar na Natureza em 2025: Arouca e Castelo de Paiva
Arouca e Castelo de Paiva são dois dos destinos de hiking mais incríveis de Portugal, oferecendo percursos pedestres e roteiros que variam de dificuldade, adequando-se tanto a iniciantes quanto a caminhantes experientes. Com paisagens de montanha deslumbrantes e a brisa fresca dos rios que serpenteiam pelas serras, estas localidades são um convite para um passeio imersivo ao ar livre, onde a natureza se revela em toda a sua plenitude. Os trilhos em Arouca e Castelo de Paiva são perfeitos para quem procura aventura e ao mesmo tempo quer apreciar a tranquilidade do campo. Além disso, o hiking pode, e deve, ser uma experiência sustentável, onde se pode desfrutar do contacto direto com a natureza alicerçando-se nas ofertas das entidades locais, que fazem parte da massa crítica responsável pela vigilância e preservação destes ecossistemas.
Onde ficar Alojado durante a sua Caminhada?
Esta caminhada pode ser uma oportunidade única para pernoitar connosco, no Cimo da Vinha – Nature Spot, numa das nossas Suites, Canastro ou Tendas de Glamping. O Cimo da Vinha fica situado em Castelo de Paiva (fazendo fronteira com Arouca e os Passadiços do Paiva).
O prestigiado portal Alemão de turismo de natureza Camperguru elegeu o ecoturismo Cimo da Vinha como um dos Top Glampings Europeus a visitar em 2025.
Contacte-nos e teremos todo o prazer em ajuda-lo a planear a sua Caminhada e Estadia connosco!
O hiking é uma atividade imperdível durante todo o ano, oferecendo experiências únicas em cada estação, não apenas durante a Primavera e Verão. No Outono, as paisagens desta região transformam-se numa paleta vibrante de cores, com as folhas das árvores a ganharem tons dourados, vermelhos e laranjas, criando cenários deslumbrantes. Já no Inverno, o clima é fresco e os trilhos tornam-se menos concorridos, proporcionando uma sensação de tranquilidade impar.
⛰️ Percursos de Hiking/ Trekking/ Caminhada em Arouca
Percursos Pedestres PR em Arouca
🥾 14 trilhos 📈 de muito fácil a difícil 🕒 de 1,5 a 19 km
Não há melhor forma de conhecer os mais belos recantos do Arouca Geopark do que pelo seu próprio pé. O Arouca Geopark reúne uma rede de 14 percursos pedestres de pequena rota (PR) que assumem, desde 2001, um papel importante na promoção da riqueza natural e cultural desse território Mundial da UNESCO. Durante a realização de 11 dos 14 percursos pedestres, poderá facilmente aceder a 18 dos geossitios deste território, sendo estes considerados percursos pedestres geoturísticos. Os 14 PR atravessam toda a região Mineira, a Serra da Freita e os vales dos rios Paiva e Arda.
» Para saber tudo sobre o Arouca Geopark e os seus Geosítios, consulte o nosso artigo.
Percurso Pedestre GR60 em Arouca
🥾 14 etapas 📈 de fácil a muito difícil 🕒 de 9 a 30 km
A GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas é um percurso pedestre circular com 275km, distribuídos por 14 etapas, que atravessa vários munícipios da região Centro/ Norte de Portugal. A GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas encontra-se totalmente sinalizada de acordo com o regulamento da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Atravessando um território que abrange 4 Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO, a GR60 tem como principais atrativos a natureza, as paisagens, a biodiversidade, a geodiversidade, os vales, os rios e as montanhas.
Os caminhantes da Grande Rota podem documentar a sua aventura num passaporte cujo um dos carimbos é aqui colocado, no Cimo da Vinha – nature Spot.
» Para saber tudo sobre o que ver e fazer em Arouca, consulte o nosso artigo.
Passadiços do Paiva
🥾 1 trilho 📈 médio 🕒 8 km
Os Passadiços do Paiva são um dos trilhos mais emblemáticos de Portugal, oferecendo uma experiência única ao caminhar ao longo da margem e das ravinas vertiginosas do rio Paiva. Este percurso pedestre tem uma extensão de cerca de 8 km e estende-se por uma área deslumbrante de natureza selvagem, com vistas panorâmicas sobre o rio e as montanhas circundantes. O trilho segue ao longo do curso do rio Paiva, cruzando zonas de vegetação rica, com abundância de flora autóctone e fauna selvagem. Durante o percurso, os caminhantes podem apreciar os rápidos e poços cristalinos do rio, além de algumas quedas de água e deslumbrantes vistas sobre o vale.
» Para saber tudo sobre os Passadiços do Paiva e a Ponte 516 Arouca, consulte o nosso artigo.
Ecovia do Rio Arda (Pedestre) em Arouca
🥾 1 trilho 📈 médio 🕒 11 km
Situada em pleno vale de Arouca, a Ecovia do Arda desenha-se ao longo de seis freguesias – Arouca e Burgo, Rossas, Santa Eulália, Urrô, Várzea e Tropeço – acompanhando o curso de água do rio Arda. Ao longo dos seus quase 11 quilómetros, vai-se descobrindo a vida no vale e o seu rico património natural e cultural, este último marcado de modo indelével pelo cultivo da terra. Conheça mais em detalhe este vale consultando os painéis existentes ao longo do percurso e que dão a conhecer a geologia, a biodiversidade e a história desta parte do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO.
⛰️ Percursos de Hiking/ Trekking/ Caminhada em Castelo de Paiva
PayvaPé
🥾 10 trilhos 📈 de fácil a difícil 🕒 de 9 a 17 km
PayvaPé é uma rede de percursos pedestres que foi idealizada pela associação de Jovens Centro Sol Nascente, na sequência de outros trabalhos ligados aos trilhos, ao desporto e à valoração do património local. São 10 percursos que percorrem todas as freguesias do concelho de Castelo de Paiva com um total de 120 km onde se podem descobrir vários pontos de interesse Naturais e Históricos. Fazem parte deste projeto voluntários de todo o Concelho, com um conhecimento muito abrangente do território. Saiba mais e faça o download dos mapas, aqui.
» Para saber tudo sobre o que ver e fazer em Castelo de Paiva consulte o nosso artigo.
Percursos Pedestres PR em Castelo de Paiva
🥾 2 trilhos 📈 médio 🕒 de 7 a 9 km
Existem dois percursos pedestres de pequena rota (PR) em Castelo de Paiva. O PR1 – Ilha dos Amores é um circuito circular com apenas 7 km que atravessa a zona de Fornos tendo como ponto de maior interesse a Ilha dos Amores e praia do Castelo, no rio Douro, na foz do rio Paiva. O PR2 – Caminhos do Pejão Velho atravessa a antiga zona Mineira do baixo concelho de Castelo de Paiva e os seus edifícios abandonados, da antiga extração de carvão. Este trilho é igualmente circular e tem 9 km.
Percurso Viver o Douro
🥾 1 trilho 📈 médio 🕒 11 km
Este percurso pedestre linear (10,7 km) liga a praia do Choupal das Concas (Pedorido) e o centro de Santa Maria de Sardoura, ao longo da margem sul do rio Douro, num trajeto que inclui passadiços de madeira, trilhos de terra batida e pontes. Antigos moinhos, as aldeias de xisto de Gondarém e Midões, e miradouros com a forma de barcos rabelos constituem apenas alguns dos motivos de interesse deste percurso que começa na mítica Estrada Nacional 222.
» Para saber tudo sobre a Estrada Nacional 222 consulte o nosso artigo.
Percurso Pedestre GR60 em Castelo de Paiva
🥾 14 etapas 📈 de fácil a muito difícil 🕒 de 9 a 30 km
A GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas é um percurso pedestre circular com 275km, distribuídos por 14 etapas, que atravessa vários munícipios da região Centro/ Norte de Portugal. A GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas encontra-se totalmente sinalizada de acordo com o regulamento da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Atravessando um território que abrange 4 Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO, a GR60 tem como principais atrativos a natureza, as paisagens, a biodiversidade, a geodiversidade, os vales, os rios e as montanhas.
Os caminhantes da Grande Rota podem documentar a sua aventura num passaporte cujo um dos carimbos é aqui colocado, no Cimo da Vinha – nature Spot.
📋 O que Levar para uma Caminhada: Lista Essencial de Equipamento para Hiking/ Trekking
Um caminhante na natureza deve levar e ter sempre consigo, para garantir a sua segurança e conforto, a seguinte lista de materiais:
Mochila confortável – Para transportar todos os itens de forma organizada e sem esforço;
Roupas adequadas – Camadas de roupa (tecido técnico, respirável e impermeável) que permitam adaptação às condições climatéricas;
Botas de trekking – Com boa aderência e suporte para os pés e tornozelos;
Água e garrafa reutilizável – Manter-se hidratado é essencial, especialmente em trilhos mais longos;
Snacks energéticos – Barras de cereais, frutos secos ou chocolate, para repor energia durante a caminhada;
Mapa ou GPS – Para garantir que está no caminho certo, especialmente em trilhos desconhecidos;
Protetor solar e óculos de sol – Para proteger a pele e os olhos dos raios UV, mesmo em dias nublados;
Mochila impermeável ou capa para chuva – Para proteger os equipamentos em caso de intempéries;
Primeiros socorros – Um kit básico com pensos, compressas, desinfetante, medicamentos pessoais e analgésicos;
Canivete ou faca multiusos – Para emergências ou pequenos ajustes durante a caminhada;
Lanterna ou front-light – Caso a caminhada se estenda até ao entardecer ou para situações de emergência;
Bastões de trekking (opcional) – Para dar mais estabilidade em terrenos irregulares ou escorregadios;
Proteção para os pés – Como pó-de-talco ou fita adesiva para prevenir bolhas;
Carregador portátil – Caso precise de carregar o telemóvel ou dispositivos eletrónicos;
Câmera ou telemóvel – Para capturar as belas paisagens e momentos especiais.
🚴 Percursos e Trilhos Para Bicicleta/ BTT em Arouca e Castelo de Paiva
Como bónus vamos também listar os percursos de aventura, para bicicleta, que são próximos do Cimo da Vinha – Nature Spot.
Trilhos Verdes BTT em Castelo de Paiva
🚴 2 trilhos 📈 de fácil a médio 🕒 de 12 a 31 km
Trilhos Verdes é um projeto para conhecer de forma profunda, em bicicleta, o interior de Castelo de Paiva e as suas belezas Naturais percorrendo trilhos inusitados que levam a aldeias e lugares genuínos. “Trilhos Verdes BTT permitem conhecer esta região de maneira diferente: passear pelas aldeias de ruas estreitas, onde se erguem bonitas igrejas profusamente ornamentadas, casas com esmerados brasões e bonitas varandas, quase sempre floridas”. Existem dois trilhos: Trilho das Vinhas: com 12 km, privilegia os vinhedos e as zonas florestais, contemplando o vale do rio Sardoura, num inebriante contacto com a natureza, potenciando a proximidade com o mundo rural. Trilho Mineiro: com 31 km, este percurso rasga todo o Couto Mineiro do Pejão pelos antigos caminhos que os mineiros faziam a pé para ir trabalhar, passando também por alguns dos itinerários das antigas locomotivas ferroviárias, que traziam o carvão das minas para junto do Rio Douro.
Ecovia do Rio Arda (Ciclismo) em Arouca
🚴 1 trilho 📈 difícil 🕒 50 km
Percurso circular de ciclismo com um grau de dificuldade que requer alguma preparação. É adequado a ciclistas de todos os níveis e decorre em troços em boas condições, maioritariamente pavimentados. O percurso tem cerca de 50 km, com mais de 1000 metros de subida acumulada e um participante intermédio deverá conseguir concluí-lo em cerca de 3 horas e meia.
Rotas e Trilhos BTT Arouca
🚴 3 trilhos 📈 médio 🕒 de 13 a 25 km
Rotas e Trilhos é o nome de um programa para promover a atividade física que a Câmara Municipal de Arouca desenvolve em parceria com o BTT Arouca. O programa consiste em lançar desafios em BTT pelos recantos do território Arouca Geopark. O objetivo é promover a prática de exercício físico na natureza e um estilo de vida saudável. Os desafios decorrem em total autonomia do participante com recurso a GPS e registo na plataforma Strava.
GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas BTT
🚴 8 etapas 📈 de médio a difícil 🕒 de 26 a 50 km
A GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas é um percurso circular que se divide em 8 etapas de BTT, todas elas devidamente sinalizadas de acordo com os regulamentos da FCMP – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e da FPC – Federação Portuguesa de Ciclismo. É um percurso circular que se desenvolve ao longo dos maciços da Gralheira (serras da Freita, Arada e Arestal) e do Montemuro, entre os rios Douro e Vouga. Atravessa a área geográfica de 7 municípios do centro/norte de Portugal – Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra – bem como 4 sítios da Rede Natura 2000 – Serras da Freita e Arada, serra do Montemuro, rio Paiva e rio Vouga, e 1 Geoparque Mundial da UNESCO – o Arouca Geopark. A Grande Rota das Montanhas Mágicas, no percurso BTT, tem uma extensão total de 280 km. Sabe tudo e planeia, aqui.
foto de capa © GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas
SOBRE O AUTOR
O Cimo da Vinha é um empreendimento de Turismo de Natureza em Castelo de Paiva, na fronteira com Arouca, entre os rios Paiva e Douro. A sua equipa é composta integralmente por trabalhadores locais com um profundo conhecimento da geografia regional e das suas tradições. Esse conhecimento do território é um dos nossos maiores diferenciais. Essa compreensão do território está ao serviço, não só, dos nossos hóspedes mas também deste Blog.



