O Rio Douro em Castelo de Paiva
- on Região
O Douro, que nasce em Espanha a mais de 2000 metros de altitude, é o terceiro maior rio da península Ibérica e percorre 850 kms até à sua Foz em Portugal, entre as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. Teve um papel muito importante na economia local, tendo sido uma das suas principais vias de comunicação.
Pese embora o facto de, no passado, o Douro ter sido um rio perigoso e de muito difícil navegação, onde só os barcos rabelos conseguiam circular para transportar as pipas do vinho do Porto, após a construção de diversas barragens tornou-se mais navegável, com maior caudal, o que permitiu a proliferação de cruzeiros e viagens turísticas.
Dona de uma paisagem única e deslumbrante, a região vinhateira do Alto Douro foi considerada pela UNESCO Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural.
Situado no extremo Norte de Castelo de Paiva, o Rio Douro é parte da história do concelho e banha algumas das suas maiores atrações naturais.
O rio Douro em Castelo de Paiva:
(por ordem de proximidade ao Cimo da Vinha)
Onde ficar Alojado durante a sua visita?
Esta viagem pode ser uma oportunidade única para pernoitar connosco, no Cimo da Vinha – Nature Spot, numa das nossas Suites, Canastro ou Tendas de Glamping.
O prestigiado portal Alemão de turismo de natureza Camperguru elegeu o Cimo da Vinha como um dos Top Glampings Europeus a visitar em 2025.
Ilha dos Amores e Praia do Castelo
Situada na foz do rio Paiva e envolta em lendas de túneis e fidalgas, a ilha dos Amores é um dos ex libris naturais da região. Uma pequena ilha deserta no meio do Douro onde o isolamento fez com que a vegetação autóctone permanecesse quase intacta com imponentes e antigos pinheiros, carvalhos, oliveiras, freixos, amieiros, juncos e tamargueiras. Visite-a de caiaque e barco ou contemple-a a partir da praia e cais do Castelo onde pode também relaxar no areal ou na esplanada.
Aldeias de Xisto de Gondarém e Midões
Duas das mais belas e antigas aldeias na margem do Douro, em Castelo de Paiva. A) Gondarém tem uma disposição mais rústica e embrenhada na Natureza, onde desfilam antigas casas de xisto e campos que acompanham a floresta, pela margem. Mesmo ao lado, B) Midões possui uma vista deslumbrante com imensa “vinha de enforcado” e um cais idílico no Douro com várias casas e propriedades antigas, que sobem pelo lugar acima.
Cais de Boure e Rio Sardoura
Junto à ponte de Entre-os-Rios, em Sardoura, este cais recentemente revitalizado tem uma vista quase infinita sobre os rios Douro e Tâmega. Mesmo ao lado pode também visitar o Anjo de bronze, banhado a ouro, de 12 metros que foi erguido em homenagem às vítimas da queda da ponte Hintze Ribeiro. Também ao lado, conheça a foz do rio Sardoura, onde a Junta local com o apoio de voluntários criou um acesso à pequena praia do Parque do Gramão. Por fim, aproveite e atravesse para a outra margem do Douro e visite a zona histórica de Entre-os-Rios, já em Penafiel, e delicie-se com os afamados restaurantes locais.
Praia do Choupal e Rio Arda
Na foz do Arda, na sombra de imponentes choupos, o vasto areal convida a banhos de sol e mergulhos no Douro. Uma zona de lazer fresca e convidativa, em sintonia com a Natureza, é também conhecida por ter restaurantes tradicionais que servem petiscos o dia todo com vista para o rio Arda e para a antiga ponte de comboio de 1893 das Minas do Pejão. Recentemente, com a construção do percurso Viver o Douro, o espaço foi dotado com um novo bar/ esplanada mesmo em cima do rio. Para uma foto deslumbrante do Douro, explore as imediações e faça um plano do alto do monte de S. Domingos ou da igreja da Raiva.
🔆 Itinerário de um dia em Castelo de Paiva: O que visitar em 24 horas
Desperte bem cedo com uma visita ao Rio Paiva, na zona da Várzea, um local perfeito para quem aprecia a tranquilidade do bosque. Em seguida, suba até o alto do Monte de Santo Adrião, onde pode desfrutar de vistas panorâmicas sobre vários distritos. Após esta imersão na natureza, dirija-se ao centro histórico de Castelo de Paiva, onde poderá passear pelas suas ruas, explorar a arquitetura histórica e aproveitar para almoçar num dos restaurantes típicos da vila.
À tarde, continue a sua aventura com uma visita ao Rio Douro, começando pela Praia do Castelo e a Ilha dos Amores, num local perfeito para aproveitar o charme intemporal do Douro. Sempre pelo rio fora, visite as Aldeias de Xisto de Gondarém e Midões, locais mágicos que refletem a história e a cultura rural da região. Não deixe de subir ao alto do Monte de São Domingos, de onde pode admirar uma vista espetacular sobre o rio Douro e os seus arredores. Para terminar o dia em grande, dirija-se a Pedorido e jante numa das adegas típicas perto da Praia do Choupal, onde poderá desfrutar de uma refeição à beira rio, com uma vista encantadora para a foz do Rio Arda.
Para saber mais informações leia o nosso artigo O que Visitar e Fazer em Castelo de Paiva.
🚌 Como chegar a Castelo de Paiva: Transporte e acessos
Para quem vem do Porto, Castelo de Paiva está a cerca de 40 minutos de carro, seguindo pela A1 e depois pela A32, seguindo as indicações para a vila. A viagem é direta e confortável, sendo uma boa opção para quem deseja explorar a região. Já para quem vem de Lisboa, o trajeto é um pouco mais longo, cerca de 3 horas e meia. A melhor opção é seguir pela A1 até Coimbra, depois apanhar a A25 e continuar pela A32, seguindo as indicações para Castelo de Paiva. Quem não tiver carro pode optar por combinar comboio até ao Porto e, em seguida, autocarro ou táxi.
foto de capa © RotaDoDouro.pt
O Cimo da Vinha é um empreendimento de Turismo de Natureza em Castelo de Paiva, entre os rios Paiva e Douro. A sua equipa é composta integralmente por trabalhadores locais com um profundo conhecimento da geografia regional e das suas tradições. Essa compreensão do território está ao serviço, não só, dos nossos hóspedes mas também deste Blog.



